top of page

10 DICAS para usar o Instagram:




Você pediu (lá no Insta @lab.figaro) e aqui vão 10 dicas atualizadas que podem ajudar a melhorar a performance do seu perfil na rede :))✨


Vale lembrar que seguidores vêm e vão, e que cada marca se comunica de uma maneira, inclusive, romper padrões também pode fazer parte da estratégia. 🧪

Exemplo: dizem que fotos e capas com borda branca, como eu faço no @me.minimal, não performam tão bem quanto imagens que ocupam o espaço todo, mas valorizo essa estética e isso acaba me diferenciando também. Ou seja, o mais importante é encontrar o seu caminho nessa identidade e comunicação e entender como contar com o Instagram para otimizar seus esforços. 


Vamos à listinha 🥽:


🔺 1. CONSISTÊNCIA - é melhor juntar 10 posts e soltar um a cada 3 dias do mês, do que ficar semanas sem postar nada e soltar 1 ou 2. Isso porque o algoritmo precisa entender que pode contar com você para futuros conteúdos. Hoje, a rede até cria desafios e premiações para alcançarmos metas na plataforma. não precisa soltar post todos os dias, mas SE TIVER conteúdo de valor pra compartilhar e facilidade para postar, não economize, quanto mais publicar, mais alcance terá. por outro lado, se forem conteúdos muito fracos, pode perder o engajamento de quem já segue o perfil da sua marca e enfraquecer seu impacto.


🔺 2. TRÁFEGO PAGO - uma alternativa para quem não pode contar com uma frequência (meu caso mtas vezes) ou quer crescer mais rapidamente, é criar posts que possam ser impulsionados com pagamento. ainda que não invista muito, vale deixar um pouquinho para se manter presente, especialmente, quando estiver ausente. além disso, quando pagamos, viramos parceiros comerciais da ferramenta, e isso muda a forma que ela vai encarar nossos conteúdos também. pense como um investimento mínimo mensal no seu marketing.


🔺 3. CONTEÚDO - de nada adianta pagar ou postar 3x por dia se o seu conteúdo não tiver valor para ninguém. a qualidade do seu conteúdo é o que garantirá uma conexão genuína com o seu público. estude o que seu público gostaria de consumir, entenda como isso combina com o que oferece e escolha o que tem sentido comunicar. capriche, varie e invista numa entrega interessante, capaz de ensinar, gerar ideias, desejo, estimular, entreter, inspirar e/ou emocionar.


🔺 4. FORMATO - hoje, a plataforma oferece alguns formatos para compartilhar seu conteúdo: post simples, carrossel, reels, stories e canal de transmissão. indico variar os formatos, e quanto mais souber como usar cada ferramenta, mais sucesso terá nas interações. por exemplo, vídeos muito longos, chatos de assistir e sem ritmo não vão ajudar. os 3 primeiros segundos serão essenciais para chamar a atenção das pessoas. já o ritmo, edição e qualidade do conteúdo cumprirão o papel de prendê-la. e uma informação quente é que o Instagram está priorizando estimular vídeos curtos e com alto índice de compartilhamentos. ou seja, um desafio para diluírmos a mensagem em pequenas doses e imaginarmos o que faria alguém encaminhar nosso conteúdo para outra pessoa.


🔺 5. LEGENDA - tem gente que não acredita no poder da legenda, mas se fosse o seu caso, não estaria lendo esse material :)) a verdade é que textos que não envolvem, não chamam para uma ação ou são mal escritos fazem com que parte da comunicação seja perdida. capriche e tome cuidado com os textos genéricos de ChatGPT que podem não transmitir a sua identidade e perder a personalidade.


🔺 6. MÚSICA - busque trilhas sonoras que combinam com a sua marca e público, dê preferência para aquelas que não atordoam (a gente nem vê o vídeo de tão desesperado pra sair aquilo) e que fujam dos ritmos “corporativos” e genéricos. vale testar seu conteúdo com “áudios em alta” para reels, caso encontre algum que tenha adequação com a sua identidade, pois já estão agradando e aumentam as suas chances de alcançar mais pessoas.


🔺 7. PÚBLICO - que perfil de pessoas você realmente gostaria que começassem a te seguir? quais são os clientes que você gostaria de atender? para quem destina seus produtos ou serviços? será que é um público amplo ou mais seleto? será que é a quantidade de seguidores que fará diferença ou a qualidade é mais o foco? esse pequeno grandissíssimo detalhe é o ponto crítico de qualquer estratégia: para quem? Exemplo: o público do Lab é mais nichado, segmentado, portanto, menor. assim, é mais importante a qualidade do que a quantidade de seguidores.


🔺 8. IDENTIDADE - o papel da identidade é expressar o posicionamento da marca através de cores, palavras, atitudes, imagens, voz, som e outros elementos que personificam o negócio. é importante que essa identidade apresente  seus diferenciais - como uma pessoa autêntica e “com personalidade” - e seja capaz de causar uma conexão emocional e simbólica com o seu público-alvo.


🔺 9. PROPÓSITO - já parou para refletir sobre POR QUE você posta? pra vender? inspirar? ganhar notoriedade? se validar? por obrigação? por expressão? refletir sobre a intenção por trás e pensar no impacto que espera ter com as suas publicações pode transformar a sua forma de pensar sua comunicação.


🔺 10. DNA DE MARCA - criar este documento é trazer inteligência e autenticidade para apresentar sua marca ao mercado e criar uma conexão genuína com quem gostaria de atrair. ele contém todas as direções para se comunicar de forma criativa e estratégica e começa na sua essência e propósito.


👩🏻‍🔬 se quiser saber como pode criar o seu DNA e crescer não só no Instagram, mas no mercado, pelo que tem de melhor, te convido para assistir minha próxima aula, on-line e gratuita, sobre COMO CONSTRUIR UMA MARCA AUTÊNTICA E POSITIVA no mercado de arquitetura, design e construção. 🥼 para participar, acesse a página: https://www.labfigaro.com/aula

257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page